Normatização dos Concursos Oficiais de Trovas da UBT
1. REGULAMENTO
A. Todos os concursos em Âmbito Nacional deverão incluir no tema lírico/filosófico, as duas categorias: Veteranos e Novos Trovadores.
B. Quando o tema for o mesmo para as duas categorias, o regulamento deverá trazer a instrução: “O Novo Trovador deverá digitar abaixo da Trova: NOVO TROVADOR”.
C. As trovas deverão ser digitadas ou datilografadas. Não serão aceitas Trovas manuscritas, mesmo que sejam em letra de forma.
D. A UBT não adota o sistema de letras maiúsculas no início de cada verso. O primeiro verso nunca deve ser iniciado com letra minúscula. Os demais não devem ser iniciados com maiúscula, exceto quando a pontuação anterior o exigir e justificar.
E. Só serão reconhecidos pela UBTN os concursos publicados no Boletim Nacional, em pelo menos três edições consecutivas, e cujos resultados forem também publicados no mesmo boletim.
F. Os regulamentos deverão ser enviados para a UBTN antes da divulgação, para homologação.
2. MODO DE ENVIO
Os concursos deverão admitir duas formas de envio:
1 – Por sistema de envelopes.
2 – Por e-mail.
A UBTN continuará a não dar aval para concursos feitos somente pela internet.
2.1 Envelope
A. Não serão aceitos envelopes coloridos.
B. O prazo para remessa dos envelopes deverá ser sempre no último dia útil do mês.
C. O remetente do envelope deverá ser sempre “Luiz Otávio”.
2.2 Envio por e-mail
A fim de preservar a imagem de isenção do coordenador de concursos pela internet, passa a valer as seguintes normas para este tipo de concurso.
A. Ao publicar o concurso, o coordenador já deverá ter o nome de um trovador para Fiel Depositário; podendo ser da mesma Seção ou delegacia, desde que este não participe do concurso na categoria em que exercer a função de Fiel Depositário das trovas recebidas. O concorrente enviará as suas trovas digitadas, por e-mail para o Fiel Depositário, que as enviará para o Coordenador, sem a identificação do concorrente. O coordenador será responsável por escolher os julgadores e pelo envio das trovas a eles, tal como as recebeu do Fiel Depositário, ou seja, sem a identificação dos autores das trovas. Feito o julgamento, os julgadores enviarão cópias das trovas com as notas, ao Coordenador. Este então verificará se as trovas enviadas pelos julgadores não foram corrigidas ou modificadas, verificará a soma das notas e se tudo estiver correto, enviará o resultado ao Fiel Depositário para que as trovas sejam devidamente identificadas. O Fiel Depositário retornará ao Coordenador, que fará o anúncio do resultado do concurso.
3. DOS CONCORRENTES
A. Poderá participar dos concursos qualquer trovador, associado ou não da UBT.
B. Os concursos restritos aos associados da UBT (Inter Sedes, Confraternização, etc.) deverão trazer em seu regulamento: “Exclusivo para Associados da UBT”.
C. A idade mínima para concorrer nos concursos deverá ser de 16 anos. Os menores desta idade deverão ter um tema para Juventrova, caso a seção promotora do concurso assim o desejar.
D. O trovador poderá concorrer somente em um âmbito:
LOCAL: para trovadores domiciliados na cidade que promove o concurso.
ESTADUAL: para trovadores residentes no Estado a que pertence a Seção promotora do concurso.
NACIONAL: para todos os trovadores do Brasil, exceto do Estado e da seção que promove o concurso. O trovador não poderá concorrer em mais de um âmbito. Esta divisão tem como intenção dar chance a que mais concorrentes se classifiquem.
Depositário Fiel
Depositário fiel é a pessoa que tem por responsabilidade o recebimento das trovas inscritas nos concursos oficiais de trovas da UBT. Pode ser da mesma Seção ou delegacia promotora do concurso.
É vedado ao Depositário Fiel participar dos concursos no âmbito e categoria em que desempenhe a função, bem como corrigir ou desclassificar trovas.
Incumbe ao Depositário, encerrado o prazo de inscrições elaborar planilha com todas as trovas recebidas e encaminhá-las ao coordenador do concurso sem identificação, que as enviará para os membros da comissão julgadora.
Após a apuração das pontuações recebidas, dos membros da comissão julgadora, o coordenador do concurso, solicitará ao depositário fiel a identificação das trovas classificadas.
mANUAL DE pROCEDIMENTOS
O presente manual tem o objetivo de orientar os Presidentes de Seções, Delegados Municipais, coordenadores de concursos e Depositário Fiel na elaboração e apresentação das planilhas contendo as trovas inscritas nos Concursos de Trovas/Jogos Florais.
Para acessá-lo basta clicar na imagem /livro.
Novo Trovador
A partir de 1 de agosto de 2022,
por decisão do Conselho Nacional.