top of page

Entrevistas

Antonio Augusto de Assis
Filho de Pedro Gomes de Assis e Maria Ângela Guimarães de Assis, nascido em São Fidélis-RJ em 07 de abril de 1933 e há muitos anos radicado em Maringá-PR, é um brilhante remanescente da escola "luizotaviana". Trovador no mais amplo sentido, seja como autor de belas trovas, seja como batalhador incansável pelo Movimento. Pratica todas as modalidades poéticas. É autor da célebre "Missa em Trovas".  
Izo Goldman
Filho de Alberto e Esperança e nascido em Porto Alegre em 06 de novembro de 1932, entrou para a Trova em 1972, levado por Magdalena Léa, em Niterói. Em 1976 transferiu-se para a capital paulista, onde reativou a Seção da UBT/SP e criou o tradicional "Boletim Informativo".  "Magnífico Trovador" por Nova Friburgo, "Notável Trovador" por Pouso Alegre, também já foi presidente estadual da UBT São Paulo, e Secretário da UBT Nacional, entre outros cargos. Lançou em 2008 o livro "Trovas de quem ama a Trova", cujo título, por si, é o cartão de apresentação do autor. Amado por uns, odiado por outros, seu estilo contundente é inconfundível, em defesa daquela que foi sua maior paixão na vida: a TROVA! Faleceu em São Paulo, aos 12 de julho de 2013, após longa enfermidade.

Maria Nascimento

Magnífica Trovadora em trovas líricas e filosóficas, foi esposa do também Magnífico Trovador Elton Carvalho, falecido na década de 90. Nasceu em Coruripe/AL, em 25 de dezembro de 1937, filha de Manoel Amparo Santos e Maria Carolina Santos.  Residindo no Rio de Janeiro desde 1962. Jornalista, advogada, aposentou-se pela Universidade do Rio de Janeiro. Entre outras obras, publicou: "Batel de Fantasias" - 1973 (trovas), "Preces de Amor" - 1977 (trovas), "Confissões de Amor" - 1989 (trovas, sonetos e poemas em geral), "Promessas de Amor" - 2001. Importante dirigente da União Brasileira  de Trovadores.

Otávio Venturelli

Filho do também trovador José Venturelli Sobrinho e de Dona Aristina Gomes Venturelli Sobrinho, Octávio Venturelli nasceu no Rio de Janeiro em 21 de fevereiro de 1937 (um domingo de carnaval). Apaixonado por sonetos.  Professor de violão, membro da Academia Brasileira de Belas Artes. Ingressou na UBT em 1975. Em 1979 conquistou o título de "Magnífico Trovador". Por razões óbvias, é cognominado "Trovador da Saudade". Muitos livros publicados. Segundo o próprio autor, o livro "Marcas do Tempo", publicado em 2013, considera-o o "fecho de ouro" dos seus trabalhos. Residia em Nova Friburgo, onde veio a falecer, no dia 19/11/2019, aos 82 anos.

Renata Paccola

RENATA PACCOLA Frischkorn , escritora e advogada, nasceu em São Paulo no dia 18 de março de 1963, filha de Carlos Frischkorn, advogado, e Claudette Lelina Paccola Frischkorn, professora de Inglês e Alemão. Graduou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pertence a diversas entidades literárias e já publicou três livros: "De vulto a volta" (Editora Mirante), "Tempo" (Ed. Scortecci) e "Grilhões de vidro" (Ed. Scortecci). Conquistou centenas de prêmios literários em quase todos os gêneros e modalidades (haicai, trova, soneto, poesia livre, conto, crônica) no Brasil e no exterior. Artesã da palavra de estilo notável, tem especial talento para a trova humorística.   (Texto de Pedro Mello
Em breve novas entrevistas
bottom of page